Vila Campinas comemora com estilo seus 33 anos de fundação

O Distrito de Plácido de Castro, Vila Campinas, teve seu dia de glória nesta última quarta-feira, 10/08/2022, ao comemorar seus 33 anos de fundação.

Localizada no Km 61 da BR 364 e com pouco mais de 8 mil habitantes, Campinas é administrada pelo poder público Municipal de Plácido de Castro, na pessoa do prefeito, Prof. Camilo da Silva.

Diz-nos sua história, que seus primeiros moradores vieram do Centro Sul do país, servindo de ponto de apoio para o armazenamento da castanha e da borracha, dos seringais da região.

Já na década de 80, o INCRA- Instituto de Colonização e Reforma Agrária, consolidou a idéia de criação de uma Vila, com uma área de 997 hectares, projeto este, denominado Pe. Pedro Peixoto, onde instalou-se a estrutura básica de atendimento, ocupada principalmente, por sulistas vindos das áreas de desocupação das usinas hidrelétricas de Itaipú no Paraná.

Em 1988, a pequena população, mobilizada e buscando acelerar o processo de povoamento, tentou invadir as terras próximas a sede. O movimento, porém, foi contido pelo executor do INCRA, na época, o Sr. Manoel Calixto da Rocha, que no dia 05 de Agosto de 1989, em regime de mutirão, reuniu 487 agricultores, munidos de foice, machado e terçado e partiu para o desmatamento de 30 hectares, que logo recebeu o nome de Campinas, pertencente ao Seringal "Bagaço", um dos maiores produtores de borracha nativa da época.

No dia 10 de agosto de 1989, data em que termina o mutirão de desmatamento, é comemorado o aniversário de Vila Campinas.

Alguns nomes estão registrados na sua história, como verdadeiros baluartes, tais como: Francisco de Castro, Tereza Evangelista, José Bandeira, Francisco Lira, Eva Moitozo, Rui Barroso, José Vicente, Ronaldo Ribeiro, Tereza Vasques, Severino pedro da Silva e Esetão Barros da Silva.

A festa contou com a presença de várias autoridades e foi abrilhantada pelo desfiles das escolas São Luiz Gonzaga, Senira dos Santos e bandas, além da banda BAMPLAC e um culto realizado pelas igrejas Assembleia de Deus, Assembleia de Deus Madureira e Igreja Batista.

Vários prêmios foram sorteados, fazendo a alegria e empolgação do povo Campinense.

REDAÇÃO DE TEXTO: Áquila Santos

IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Áquila Santos